VERA CRUZ ISLAND
Rainbow Records - 2001
 

 

 

 

VERA CRUZ ISLAND
Brazilian Rhythms for Drum Set
PLAY-ALONG

Clique na imagem para conferir as informações.

 

Em seu novo disco, Vera abre seu leque musical, mas sem cometer qualquer tipo de exagero no que se refere ao virtuosismo. Optando por apresentar temas com belas melodias, a baterista encontrou e ponte perfeita e harmoniosa para que seu estilo rítmico rebuscado se encaixasse perfeitamente nas composições. Exemplos disso estão na faixa-título, em que os arranjos complexos soam leves ao mesmo tempo, e em "Devagar", com swing quebrado na medida certa.

Há influência da (boa) música baiana em "Tererê", melodias belíssimas e etéreas em "Renata", "Chamamé" e "Deep Inside" (esta com a ótima presença do guitarrista Mike Stern, a quem a música é dedicada), mas os pontos altos estão no rockão/samba/fusion "Reaching Another Day", na malemolência esperta de "Figão's House"(em que Vera e Dennis Chambers fazem um diálogo rítmico bastante instigante), nos solos sutis e na atmosfera meio Weather Report em "Double V" (com Virgil Donati), no chorinho/fusion/jazz "Reverse" e na complexa "Dave" (as duas últimas com a participação de Dave Weckl).

Vera Cruz Island é uma espécie de álbum de fotografias da alma de Vera: intenso, com belas imagens e cheio de paixão pela sua arte.

 

Régis Tadeu 
(crítica publicada na revista Batera e Percussão/outubro de 2001)