Videografia

 
 

RITMOS AFRO-BRASILEIROS

Esta vídeo-aula traz informações riquíssimas, entre elas a origem de ritmos como o samba, que a princípio era chamado de "semba", nome angolês que significa "umbigada" ou "dança dos umbigos", que é uma manifestação cultural africana.
Com a chegada dos escravos africanos ao Brasil - e com eles uma extensa bagagem cultural - o "semba" foi se transformando e assim nasceu o "samba". Neste vídeo, você irá conferir diversas modalidades de samba, entre elas a tradicional e a batucada. Também saberá um pouco mais sobre a música do grupo Olodum que é baseada no samba reggae e sobre o maracatu, ritmo original do estado de Pernambuco.


INFLUÊNCIA AFRO-CUBANA

Estrela-guia dos ritmos latinos, a música afro-cubana gira em torno da clave. O ritmo afro-cubano em 6/8 é, provavelmente, um dos mais versáteis grooves afro-cubanos, visto que concede uma grande liberdade de como sentir o tempo. O songo revolucionou a música afro-cubana ao introduzir no seu instrumental a bateria. Antes disso, somente os tradicionais instrumentos de percussão faziam parte da formação instrumental.
Este vídeo, também traz o chamamé, uma fusão do ritmo do Brasil com o da Argentina, originalmente em 6/8, e o baião.

Compre pelo site  

 
 

OS 40 RUDIMENTOS

O conhecimento dos 40 rudimentos é imprescindível em qualquer parte do mundo, para bateristas e percussionistas que pretendem ingressar na universidade da música, orquestra sinfônica, bandas militares, de música popular ou big bands, alémd e ser essencial para se obter a carteira profissional de músico (OMB).


Escolas que desempenham um importante papel na formação do baterista e do percussionista também exigem este conhecimento, como é o caso do Instituto de Bateria Vera Figueiredo.

Complementando este vídeo, estão os reverse, inward e outward paradiddles, funcionais principalmente para os bateristas, assim como é p método Stick Control de George Lawrence Stone. Manual incluso.

Compre pelo site    

 
 

The Ultimate Drummers Weekend
 

DVD da edição 2003 do festival australiano TUDW, apresentando: Vera Figueiredo, John Blackwell JNR, Thomas Lang, Jimmy DeGrasso, Andrew Gander, King Marong, Pete Drummond, Gustavo Meli, Alex Deegan, Gleen Cannon band, Jason Heerah, Dave Matthews, Bang, Rumberos, Chris Brien e Safara.

Compre pelo do site 

 
 

Desenvolvido por Tramela.

1999 - 2021 © Todos os direitos reservados.