___________________________________________________________________________

 

A editora americana Hudson disponibilizou o livro Vera Cruz Island – Brazilian Rhythms For Drumset em formato digital. Os links abaixo o levarão a uma loja de sua escolha (Apple, Google, Amazon, Hudson) para instalar, de graça, o aplicativo da Hudson Music Digital Bookstore. Depois de instalado o aplicativo, você encontrará o novo livro de Vera Figueiredo entre os novos lançamentos. Você pode adquirir o livro por este aplicativo, e conferir uma amostra grátis.

 

O novo livro traz algumas novidades, entre elas três faixas bônus.


Hudson Music
hudsonmusic.com/product/vera-cruz-island

_________________________________________

 

VERA CRUZ ISLAND
BRAZILIAN RHYTHMS FOR DRUMSET

_________________________________________

 

Escrito pelos bateristas brasileiros Vera Figueiredo e Daniel Oliveira, Vera Cruz Island é um livro + dois CDs que oferecem o mais inovador e completo sistema já apresentado para aplicação de ritmos brasileiros na bateria.

 

O pacote multimídia educacional é baseado no CD Vera Cruz Island de Vera Figueiredo, que apresenta composições originais baseadas em autênticas influências e traz grandes músicos brasileiros, assim como os bateristas convidados Dave Weckl e Dennis Chambers. Inclui uma cópia em CD das músicas originais e outra cópia em CD sem a bateria, versão play-along do disco, além de um livro com 106 páginas.

 

O livro traz exemplos de tradicionais e contemporâneas linguagens musicais, como o Maracatu, Baião, Bossa Nova, Choro, Chamamé e vários tipos de Samba, além de detalhadas análises, expliações e transcrições de todas as partituras das músicas do CD.

A exclusiva combinação de conteúdo tanto musical quanto educacional oferece a professores e estudantes um insight sem precedentes e também um método direto para adaptação de ritmos e sons brasileiros à bateria moderna.

 

NOTA: A ordem das músicas listada no livro Vera Cruz Island (e no selo de ambos os CDs que o acompanham) está incorreta. Abaixo está a ordem atual, tanto no CD1 quanto no CD2:
 

 

  1. Cai Na Real
  2. Chamame
  3. Dave
  4. Deep Inside
  5. Devagar
  6. Figao’s House
  7. Mr. Banana
  8. Reaching Another Day
  9. Renata
  10. Reverse
  11. Saudade
  12. Terere
  13. Vera Cruz Island

 

Ao usar as partituras, utilize a ordem acima para localizar a música no CD, desconsiderando os ícones do livro.

 

Clique na imagem para comprar.

___________________________________________________________________________

 

RITMOS AFRO-BRASILEIROS
 

Esta vídeo-aula traz informações riquíssimas, entre elas a origem de ritmos como o samba, que a princípio era chamado de "semba", nome angolês que significa "umbigada" ou "dança dos umbigos", que é uma manifestação cultural africana.

Com a chegada dos escravos africanos ao Brasil - e com eles uma extensa bagagem cultural - o "semba" foi se transformando e assim nasceu o "samba". Neste vídeo, você irá conferir diversas modalidades de samba, entre elas a tradicional e a batucada. Também saberá um pouco mais sobre a música do grupo Olodum que é baseada no samba reggae e sobre o maracatu, ritmo original do estado de Pernambuco.


INFLUÊNCIA AFRO-CUBANA
 

Estrela-guia dos ritmos latinos, a música afro-cubana gira em torno da clave. O ritmo afro-cubano em 6/8 é, provavelmente, um dos mais versáteis grooves afro-cubanos, visto que concede uma grande liberdade de como sentir o tempo. O songo revolucionou a música afro-cubana ao introduzir no seu instrumental a bateria. Antes disso, somente os tradicionais instrumentos de percussão faziam parte da formação instrumental.

Este vídeo, também traz o chamamé, uma fusão do ritmo do Brasil com o da Argentina, originalmente em 6/8, e o baião.

___________________________________________________________________________

 

OS 40 RUDIMENTOS

 

O conhecimento dos 40 rudimentos é imprescindível em qualquer parte do mundo, para bateristas e percussionistas que pretendem ingressar na universidade da música, orquestra sinfônica, bandas militares, de música popular ou big bands, alémd e ser essencial para se obter a carteira profissional de músico (OMB).


Escolas que desempenham um importante papel na formação do baterista e do percussionista também exigem este conhecimento, como é o caso do Instituto de Bateria Vera Figueiredo.

 

Complementando este vídeo, estão os reverse, inward e outward paradiddles, funcionais principalmente para os bateristas, assim como é o método Stick Control de George Lawrence Stone.

 

Manual incluso.